quinta-feira, 28 de agosto de 2008

IGREJA CRISTÃ MILENISTA - continuação





















































IGREJA CRISTÂ MILENISTA
Buscando a interpretação exata da Bíblia

www.igrejacristamilenista.blogspot.com

Amados irmãos
A graça e a paz do Senhor Jesus!

Sejam bem vindos à IGREJA CRISTÃ MILENISTA – Buscando a interpretação exata da Bíblia.

Aqui, o Reino de Deus é amor, justiça, alegria, paz e liberdade no Espírito Santo.

A Igreja Cristã Milenista não existe como instituição (estatuto, registro, templos, etc.), mas como COMUNIDADE: um grupo de pessoas que seguem a mesma linha de pensamento interpretativo da Bíblia, independente das denominações as quais essas pessoas pertençam. Foi criada apenas para que pessoas possam disccutir assuntos polêmicos em paz e fortalecer a nossa fé, através do conhecimento. E assim, evitar discursões lá fora, que possam gerar conflito com as pessoas mais fracas na fé, ou que não têm o entendimento que nós temos.

Nós, da COMUNIDADE CRISTÃ MILENISTA, vivemos em busca da VERDADE ABSOLUTA e não de verdades relativas de acordo a visão de líderes religiosos. Visamos a interpretação exata da Bíblia, ou seja: buscar o conhecimento através de estudos teológicos, que revelem a interpretação exata de cada texto no contexto (local e geral) em que foi escrito, e a partir daí poder aplicar o ensinamento doutrinário que aquele texto quer trazer para o contexto em que vivemos. Acredito que esta é a melhor forma de se viver e praticar verdadeiramente a religião cristã.
Se a vontade de Deus está na Bíblia, temos que interpretá-la com profundidade e sabedoria (pois a própria Bíblia sugere isso em vários vers.) e não de forma superficial, ao pé-da-letra, ou de acordo interesses de grupo.

MEU PERFIL CRISTÃO

Quero ser como as águias, que são nobres; e os arminhos, que não se sujam.
O arminho é um animalzinho mamífero, todo branquinho, de pele bem macia, e tem uma curiosa característica: ele não se suja de forma nenhuma, ele não se alimenta de coisa suja, não bebe água suja, não pisa em lama e nem anda por onde possa sujar o seu pelo. A estratégia do caçador é a seguinte: localizar a morada de um arminho e sujar de lama em volta da entrada da sua casa. Quando o arminho vem e percebe a sujeira, ele escora, não entra. E mesmo percebendo que já está cercado pelos caçadores, ele prefere morrer do que sujar-se ao entrar na casa. É assim que um membro desta COMUNIDADE deve ser. Ou melhor: é assim que todo cristão deve ser.

Quanto à natureza das águias, eu sugiro o livro “Quem é você, águia ou galinha?” do pastor escritor Jorge Linhares. Mas adianto que a águia também não bebe água suja, nem se alimenta de nada sujo, e quando a tempestade vem ela enfrenta e voa bem alto, por cima das nuvens e dos raios. Outro detalhe bem curioso: pasmem vocês, mas é verdade, uma águia só tem um único macho durante toda sua vida. E a Bíblia está repleta de trechos onde revelam que Deus quer que nós sejamos como as águias.

MEU PERFIL PESSOAL

Sou uma pessoa simples, sem curso superior nem poder aquisitivo, pessoa aparentemente comum, sem nada de especial. Apenas um ex-ignorante-errante que foi alcançado pela misericórdia de Deus e a graça do Senhor Jesus

Mas, uma coisa em mim é especial: a curiosidade, o dom do conhecimento. Dom do conhecimento não é saber tudo (aí já é dom da sabedoria), mas buscar saber o que não sabe; este é o dom do conhecimento, a incansável busca da verdade absoluta, não se conformar apenas com a verdade relativa, de acordo a conveniência de coisas instituídas pelo próprio homem. Essa postura não destrói a fé, muito pelo contrário, consolida, solidifica, firma na rocha. Tenho a mais absoluta convicção disso.

ÓTICA

Acho desnecessário (ou talvez preciso) dizer que um membro de nossa comunidade deve ter comportamento e testemunho cristão. E é claro, é óbvio, é evidente, que não estou me referindo a usos e costumes, coisas como roupa, sapato, gravata,etc., estou me referindo a frutos do Espírito . É muito fácil: é só dar uma “espiada” em Gálatas 5.19-23; Tiago (todo) especialmente o 4.11,12; Romanos 14 (todo); 1Cor:12.8-11; e 12.29-31, especialmente para quem acha que só é batizado no Espírito Santo aquele que fala línguas estranhas,e 1Cor:13.1-3 Sem amor, toda religiosidade é falsa.

Deus me chamou não apenas para buscar os ímpios, mas também para trazer mais amor pra dentro da igreja.

O que é ser “evangélico” em nosso meio? (pelo menos tomando por universo aqui , o Nordeste, pois é só o que eu conheço). A Biblia diz: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo: 8.32). Será que a maioria da sociedade evangélica é realmente livre? Ou vive presa à regras e costumes sob conceitos meramente humanos, interpretativos, e quase sempre tendenciosos, segundo a ótica de cada grupo?

Vejam bem: a pessoa aceita Jesus Cristo e se liberta da escravidão do pecado, mas se não tiver sabedoria cai em outra escravidão: sai do jugo do diabo e cai no jugo do homem, desprezando o intelecto, a cultura, o conhecimento, alegria, divertimento, lazer, e até mesmo privando a liberdade de manifestação no Espírito, esta que é peculiar de cada pessoa. Veja bem: quem é conservador, escandaliza-se com quem é liberal; quem é tradicional, escandaliza-se com quem é renovado; quem é pentecostal faz acepção porque se acha mais “santo, mais ungido, mais poderoso” do que aquele que não é pentecostal. Gente! Vamos parar de tanto se escandalizar, Deus opera em cada um segundo a sua graça, mas ama a todos igualmente. Quem é o “poderoso” que duvida disso? Se liga, crente, todo mundo é pecador! (Tiago 2.9) Jesus Cristo arrebenta uma porção de correntes ligadas ao pecado, traumas e feridas na alma, mas no entanto, o próprio homem constrói uma penitenciária inteira cheia de cadeias, abrigando uma série de proibições e castrações.

A graça e a paz do Senhor Jesus é: liberdade com responsabilidade. Se você tem responsabilidade, logo pode ter liberdade. Se Jesus nos libertou do pecado, verdadeiramente somos livres. (Jô: 8.36) Por que, então, julgarmos uns aos outros por gostos e costumes meramente pessoais ou culturais, e não doutrinários?
Pois se cada um prestará conta de si mesmo diante de Deus (Rom.14.12) Por que fazer julgamento alheio? Pois há somente um legislador e juiz? (Tig. 4.12) e este juiz é JESUS, o justo juiz!!! (Este sim, eu me dobro!)

Aquele que realmente se converte, é realmente “nova criatura” (2Cor: 5.17), mas com a mente no Céu e os pés na Terra e vive de forma equilibrada, prestando culto racional e um serviço convicto, e não articulado: “faça isso, faça aquilo, levante a mão, não use batom, vista farda de crente, olhe pra seu irmão e diga não-sei-o-que”. As vezes o irmão está até concentrado, orando, refletindo, e sua comunicação com Deus é interrompida. Uma vez ou outra, tudo bem, mas o culto inteiro!? Tenha dó!

DIREÇÃO

Nosso objetivo é despertar em nós mesmos o desejo de estudar, sair do comodismo intelectual, da preguiça mental, buscar reflexão, exercitar a inteligência e crescer na fé e no conhecimento. Meu sonho é ver uma igreja equilibrada, e não torta para a direita (apenas fé), ou torta para a esquerda (apenas conhecimento). Creia nisso, em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nossa proposta é fugir do protótipo de “evangélico alienado”, extremista, anti-social, anti-cultural, que vê pecado em tudo, menospreza o conhecimento, a inteligência, desestimula o lazer, o divertimento saudável, a vida secular, a musica secular de bom nível moral, cultural e intelectual; que despreza a beleza natural que o próprio Deus criou, que proíbe o turismo, a praia, as excursões, etc. Certo dia eu ouvi uma infeliz colocação que nunca esqueço: “O turismo do crente é nas mansões celestiais quando a gente chegar laaaaaaaaaaá!!!” E todo mundo aplaudiu, deu “glória a Deus”, “aleluia”etc. (menos eu, é claro!) Será que aquilo glorificou mesmo nosso Deus??? A propósito, o que glorifica a Deus não é somente o brado “glória a Deus!!!” que eu inclusive gosto de fazer na ocasião propícia, mas sim as nossas atitudes, o nosso comportamento, a nossa vida íntegra. Isso é o que realmente glorifica a Deus.

Outro fator, é a questão educacional escolar. O Brasil é uma subcultura novelista e fútil, que tira nota baixa na escola, perde na prova de redação, e quando se converte também tropeça na interpretação bíblica.

Por tudo isso, a tendência é, subjugar-se a uma liderança que articula e manipula uma massa religiosa papagaiante, que só repete o que ouve, e não sabe o que fala. Anisio Teixeira dizia: -"Uma nação sem educação vive subjugada a outras nações".

Eticamente, não cito nomes e não sou contra nem a favor de ninguém especificamente, meu objetivo é preparar o campo da discussão construtiva e saudável, para que possamos crescer como cristãos inteligentes e sábios, que têm opinião própria e convicção de fé, e não imitação de fé.

Esclareço ainda, que pertenço a uma denominação batista, e amo e respeito muito o meu pastor, não porque ele é bonito (e é!), mas porque é inteligente e sábio, tem postura correta, integridade moral e respeita a liberdade de expressão respaldada na Bíblia.

TEMAS

Uns acreditam pela fé, outros não acreditam por falta de fé. Por isso, às vezes, até o que tem fé vacila e cai. Mas se ambos buscarem o conhecimento e a sabedoria, ambos se firmarão na fé. Por exemplo: Nós acreditamos, apenas pela fé, que Deus fez um bonequinho de barro, soprou-lhe as narinas e o transformou em alma vivente. Tudo bem, isso é verdade. Mas isso é uma forma figurada, para facilitar a nossa compreensão humana limitada e espiritualmente infantil, ok?

Acompanhe este raciocínio: Quando Deu disse: -“Haja luz!” , a luz não foi aparecendo no varejo, ou seja, primeiro no Oriente, depois na Europa, e o sol foi clareando a America, depois o oceano Pacífico, etc. Não. Não foi assim, houve luz no atacado, ou seja: “Haja luz!” e a luz brilhou instantaneamente em todo o universo. Isso nos leva a compreender calma e pacificamente, sem polêmica, que quando Deus disse: -“Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”, imediatamente o homem surgiu, simultaneamente em toda a Terra.

Esse raciocínio, respaldado no significado da palavra “Adão”, que significa “Humanidade”, é uma verdade que vem a eliminar uma porção de assuntos polêmicos e perguntas como: “Caim casou com quem?” e o “Porque as raças: um pretinho, um branquinho, outro com olhinho rasgado, os índios", etc.

A propósito, a “nossa imagem e semelhança”, não é rosto, cabeça, perna, braço... Claro, Deus é Espírito! A semelhança é na criação. Deus deu ao homem a natureza criadora: pensar, sonhar, projetar, descobrir, inventar, desenvolver ciência, tecnologia, etc.

Creio ter explanado todo o objetivo e a linha de pensamento doutrinário desta Comunidade. A discussão está aberta.


REQUISITOS BÁSICOS

1- Se você tem comportamento e testemunho cristão, na forma já descrita, e agora repetida: Frutos do Espírito e não usos e costumes.

2- Se você adere à mesma visão de buscar a interpretação exata da Bíblia, através de estudos teológicos.

3- Se você concorda com a fundamentação bíblica da Igreja Cristã Milenista, que é a seguinte:

IGREJA CRISTÃ MILENISTA
BUSCANDO A INTERPRETAÇAO EXATA DA BIBLIA
www.igrejacristamilenista.blogspot.com


POR QUE "IGREJA" ?
Porque igreja não é apenas um templo de pedra, cimento, tijolos, e um estatuto registrado; igreja são pessoas, cada um de nós, grupo de pessoas que convergem num mesmo pensamento religioso.

POR QUE "CRISTÃ" ?
Porque é fundamentada no Cristianismo, ou seja, professa Jesus Cristo como o Senhor da igreja.

POR QUE "MILENISTA" ?
Porque é fundamentada no MILENIO - NOVOS CEUS E NOVA TERRA, conforme descrito no livro de Apocalipse 20.1-10, e nos livros de Is.65.17; 2Pe.3.12,13 e Ap.21.1-5

Toda igreja cristã tem que ter fundamentação bíblica, e nós defendemos a tese de que durante o Milenio o planeta Terra será habitado por pessoas que serão governadas por Jesus Cristo e a igreja que subiu (1Tes: 4.16,17 - essas, viverão eternamente em NOVOS CEUS).

Durante o Milênio, os habitantes da Terra viverão em obediência a Jesus e perfeita harmonia com a natureza restaurada, conforme descrição no livro de Isaias.

No final do Milênio, Deus permite pela última vez que o Mal atinja o coração do homem, e muitos ainda se corromperão (Apo.20.7 e 8). Porém, a Bíblia diz no verículo 9, que para estes virá um fogo do céu e os consumirá imediatamente.
Fica a pergunta para o cristão inteligente, que gosta de estudar e raciocinar:
Para onde foi o restante dos habitantes (aqueles que permaneceram em obediência, fieis a Deus)?
Eis a revelação da NOVA TERRA. Ora, se a Terra foi restaurada no início do Milênio, Deus então tocaria fogo na Terra pela segunda vez? A Bíblia diz isso? Onde? Por que Deus destruiria justamente os perseverantes? Ou talvez, quem sabe, A Bíblia mencione um segundo arrebatamento. Onde? Em qual versículo?

Portanto, a tese mais coerente com a Bíblia leva a crer que os homens que permaneceram fieis a Deus no Milênio, viverão eternamente na Terra. A NOVA TERRA. Ou se você não entendeu ainda, a mesma Terra que foi restaurada no início do Milênio

Talvez não coincidentemente o meu sobrenome "Nazareth", que significa "Renovo"

Há dificuldade de se entender isso? Você crê nisso? Então continue lendo a Bíblia, principalmente o NOVO TESTAMENTO e nos visite sempre, indique este blog a outras pessoas também.

Mas não saia da sua igreja, não sou pastor e nem administro dízimo, continue entregando-o na igreja onde você congrega, pois é necessário para manter e multiplicar a obra de Deus. Não quer ler Malaquias 3.10?! É mesmo, tem razão, tá no Velho Tetamento. Então leia Mateus 23.23 (2ªparte) que tá no NOVO.